O CSC, Centro de Serviços Compartilhados, é um método em que os serviços em uma empresa ou grupo empresarial passam a ser centralizados e padronizados. Esse recurso é originado dos Estados Unidos e começou a ser adotado no Brasil em 1970.
Essa estratégia está sendo consolidada como modelo de gestão nas pequenas e médias empresas. Continue a leitura e conheça as vantagens do CSC!
Funcionalidades do Centro de Serviços Compartilhados
Comunicação
Visando o mesmo objetivo, a comunicação interna é essencial, por isso, é preciso que os setores cooperem mutuamente.
A adoção do CSC traz mais sinergia para a equipe, uma vez que as áreas estão interligadas, evitando conflitos, acelerando a produtividade e conquistando melhores resultados.
Redução de custos
Um dos principais objetivos do Centro de Serviços Compartilhados é a redução de custos. A partir da implantação, ocorre um balanceamento das atividades exercidas, centralizando-as e evitando a redundância de processos e funções profissionais.
Com isso, a empresa pode reorganizar os seus funcionários e seus respectivos cargos, valorizando, assim, os talentos da organização e potencializando os resultados.
Otimização de processos
Otimização é a criação de condições favoráveis para o desenvolvimento de algo. Voltando para o mundo corporativo, esse conceito está relacionado à alta produtividade e a comunicação de qualidade. O CSC garante todas essas vantagens.
Relacionamento com os clientes
Outra vantagem que o Centro de Serviços Compartilhados proporciona para as organizações é a melhoria do relacionamento com os clientes. Isso acontece devido à harmonia no fluxo de trabalho, aumentando a qualidade de serviço.
Pequenas e médias empresas também devem apostar em CSC
O uso do Centro de Serviços Compartilhados cresceu disparadamente no Brasil nos últimos dois anos devido a adoção de diversas tecnologias.
A última edição do Estudo sobre o Mercado Brasileiro de Serviços Compartilhados da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC), apresenta com otimismo o cenário dos CSCs no Brasil. Das 200 empresas analisadas, 97% possuem um CSC. Destas, 81% tiveram uma melhoria contínua.
Por fim, acrescentar esse método na sua empresa irá desenvolver e favorece-la internamente, no mercado e principalmente para os clientes.
Gostou do conteúdo? Leia também: Gartner anunciou as plataformas de nuvem entre as 10 principais tendências de TI para 2023