Nos últimos anos, as inovações tecnológicas têm proporcionado uma verdadeira revolução, entregando mais eficiência, otimização e acelerando o desenvolvimento digital das organizações.
Para dar continuidade nesse processo, é preciso acompanhar essas tendências. Por isso, trouxemos a pesquisa “O impacto da Tecnologia em 2023 e Além: um Estudo Global IEEE” feita por líderes globais de tecnologia dos EUA, Brasil, China, Reino Unido e índia. O estudo, que incluiu 350 Chief Information Officers (CIOs), Chief Technology Officers (CTOs) e diretores de TI, abrange as tecnologias mais importantes em 2023 e as tendências tecnológicas futuras. Continue a leitura e saiba quais são!
Computação em nuvem
A computação em nuvem possibilita o acesso de arquivos e realização de diferentes atividades pela internet. Ou seja, você não precisa instalar aplicativos para tudo, pois, pode acessar diferentes serviços on-line para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.
5G e 6G
Devido ao seu rápido e alto rendimento de dados, o 5G contribuirá na conectividade e automação veicular em 2023. Algumas áreas são:
- Aprendizado e educação remotos;
- Transporte e controle de tráfego;
- Entretenimento, esportes e transmissão de eventos ao vivo;
- Telemedicina;
- Fabricação/montagem;
- Comunicações pessoais e profissionais no dia a dia;
- Redução da pegada de carbono e eficiência magnética.
O 6G será um trabalho de aprimoramento durante o ano que vem e os pesquisadores acreditam que esse avanço tecnológico deve ser padronizado em cinco anos.
Metaverso

O metaverso é baseado na realidade virtual e realidade aumentada, ou seja, qualquer atividade do mundo real pode ser experimentada em uma dimensão digital.
A empresa Gartner, espera que um metaverso completo seja independentemente de qualquer dispositivo. Ademais, analistas acreditam que essa tecnologia terá uma economia virtual própria, habilitada por moedas digitais e tokens não fungíveis (NFTs).
Veículos elétricos
Atualmente, governos e empresas ao redor do mundo têm investido em veículos elétricos, o que tem gerado a expectativa de um futuro elétrico e inteligente.
Além de um mundo mais tecnológico, os veículos elétricos contribuem para uma mobilidade sustentável e eficaz.
Internet Industrial das Coisas (IIoT)

Antes de compreender a IIoT é preciso saber o que é a Internet das Coisas. Essa inovação é conjunto de serviços e tecnologia que permite a interconexão de computadores, dispositivos e objetos inteligentes por meio da internet.
Já a Internet Industrial das Coisas é a aplicação de sensores conectados a dispositivos da indústria que permitem compilar dados, realizar análises e otimizar a produção.
Através dessa tecnologia, as fábricas conseguem elevar a automação industrial a outro patamar, melhorando também as manutenções industriais. Outra vantagem da IIoT é a possibilidade de reduzir os gastos com mão de obra e os desperdícios na linha de produção.
Leia também: Centro de Serviços Compartilhados nas pequenas e médias empresas