Gartner anunciou as plataformas de nuvem entre as 10 principais tendências de TI para 2023

A empresa Gartner, uma das principais especializadas em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, listou 10 tendências de TI para 2023 e, entre elas, as plataformas de nuvem estão em destaque.

O que são as plataformas de nuvem?

Essa tecnologia é um tipo de ferramenta baseada em cloud computing (computação em nuvem), que corresponde a um serviço de computação baseado na internet na qual é sintetizada pelo poder de utilizar recursos de TI sob demanda de computação, armazenamento de dados, redes e de aplicações em ambientes compartilhados de maneira integrada através da internet, em qualquer lugar e independente de plataforma, sem ter que investir em equipamentos.

Como funciona a computação em nuvem?

Resumidamente, a computação em nuvem opera via internet em que você envia informações para servidores remotos, o qual libera espaço da memória da sua máquina para favorecer que você tenha acesso a qualquer momento que precisar e permite automatizar os processos para que o gestor e equipe tenha os dados da melhor forma sem a necessidade de instalar aplicativos no seu computador.

Vantagens dessas plataformas

Mais segurança às informações

Muitos provedores de computação em nuvem possuem um amplo conjunto de políticas, regras e tecnologias que fortalecem a segurança, ajudando a proteger os dados

guardados.

Custo-benefício

Se você pensa que toda tecnologia já é sinônimo de gasto, saiba que com uma plataforma em nuvem é investimento na certa! A adoção de serviços de cloud elimina gastos com a compra de hardware e alguns softwares, e instalação e execução de datacenters locais.

Fluidez no trabalho

A agilidade no trabalho em equipe é outra vantagem da computação em nuvem. Afinal, os profissionais de TI, podem acessar de forma remota as informações, sem precisar recorrer ao computador da empresa.

Despreocupação com backups

Com a nuvem você pode programar o backup dos seus dados, garantindo segurança e rapidez.

Por fim, a utilização da computação em nuvem só tem a crescer, proporcionando conexão integrada entre as empresas.